Make your own free website on Tripod.com

MENSAGENS FINAIS

QUEM SOMOS

NISTO CREMOS

ESTUDOS

JUDICIAIS

CARTAS

 Jesus Cristo é DEUS?

 

Ao analisarmos o tema da Trindade, biblicamente, torna-se claro que não existe um terceiro "Deus", e descobrimos através da história que esta doutrina vem do paganismo. Mas se não existem três  deuses, existem 2 "dois"? Porque para se chegar a três, é necessário que primeiro se tenham dois "Deuses". As versões bíblicas utilizadas aqui foram a Almeida Edição Revista E Atualizada no Brasil e A Bíblia de Jerusalém (Nova edição, revista). Os grifos e destaques  são nossos.

 

A luz da Bíblia, Deus sempre teve uma mensagem especial e diferenciada ao seu povo, que o distinguia de todas as outras nações:

 

Deuteronômio  6:4 BJ - Ouve ó Israel Yahweh teu Deus, é o único Yahweh.

No hebraico escreve-se assim: SHÈMÁ YISRAEL, ADONAI ELOHÊINU, ADONAI ECHÁD, cuja tradução literal é:

" OUVE ISRAEL, O SENHOR É O NOSSO DÉUS, O SENHOR É UM!

Abrimos um parêntese aqui para comentar a questão da palavra ECHÁD, que ao contrário do que muitos afirmam, inclusive por própria indução da IASD, (no livreto Estudando Juntos, escrito por Mark Finley, "pastor  trinitariano" ) seu significado literal é UM, e não UM DUPLO. Ou seja o mesmo que o número UM em português. Você não conta UM como sendo UM DUAL ou DÚPLICE. ECHÁD é um em hebraico, assim como SHÁTÁIM é dois, SHALÔSH são três, ARBÁ são quatro, etc.

Com base neste ensinamento, o que temos de confessar perante o céu e perante os homens, segundo o Apóstolo inspirado pelo Espírito de Deus, a respeito de Cristo?

I João 4:15 - Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.

Em que consiste a vida eterna?

João 17:3 E a vida eterna é esta: que Te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

 

João 3: 36 Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas  sobre ele permanece a ira de Deus.

 
João 6:40 De fato a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

O próprio Cristo repetiu Deuteronômio 6:4 e 5 para o escriba, que lhe perguntou qual o principal de todos os mandamentos;

Marcos 12:29, 30 Respondeu Jesus: O principal é : Ouve ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor! Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.

E qual foi a resposta do escriba?

Marcos 12:32 Disse-lhe o escriba: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que ele é o único, e não há outro senão ele;

Esta resposta está de acordo com:

Isaías 45:5-6

 Eu sou Iahweh, e não há nenhum outro, fora de mim não há Deus; Embora não me conheças, eu te cinjo, a fim de que se saiba desde o nascente do sol até o poente que, fora de mim, não há ninguém: eu sou Iahweh e não há nenhum outro! ( BJ )

Isaías 44:6 a 8

Assim diz Iahweh, o rei de Israel, Iahweh dos Exércitos, o seu redentor: Eu sou o primeiro e o último, fora de mim não há Deus. Quem é como eu? Que clame, que anuncie, que o declare na minha presença; desde que estabeleci um povo eterno, diga ele o que se passe, e anuncie o que deve acontecer. Não vos apavoreis, não temais; não vo-lo dei a conhecer a muito tempo e não o anunciei? Vós sois as minhas testemunhas. Porventura existe um Deus fora de mim ? Não existe outra Rocha: eu não conheço nenhuma!( BJ )

Dois pontos à comentar:

1°- Em Apocalipse 1: 17-18, Jesus se identifica como o primeiro e o último, e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos  séculos dos séculos.

Pode o Deus único e Todo Poderoso morrer?

R: Segundo o apóstolo Paulo, NÃO! Veja:

I Timóteo 1:17

Assim, ao Rei eterno, IMORTAL, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém. 

I Timóteo. 6:13-16

Exorto-te perante Deus, que preserva a vida de todas as cousas, e perante Cristo Jesus que, diante de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão, que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo; a qual em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores; o único que possui IMORTALIDADE, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém.

2°- Cristo também é a Rocha?

Mateus 21:42-44?

Perguntou-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A PEDRA que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal PEDRA, angular; isto procede do Senhor, e é maravilhoso aos nossos olhos? Portanto vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos. Todo o que cair sobre esta PEDRA ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó.

Quando lemos as citações rocha de escândalo ou de tropeço é Deus na pessoa de Cristo, e não à Rocha como lemos no VT em Deuteronômio 32:3,4,15,18,30,31,etc. As quais se referem à fortaleza, poder...características de Deus o Pai sendo o segundo, outorgado a quem lhe apraz.

Destacamos os versículos 39 e 40 deste mesmo capítulo: Vede agora que Eu sou, Eu sómente, e mais nenhum Deus além de mim: eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão. Levanto a minha mão aos céus, e afirmo por minha vida eterna: Se eu afiar a minha espada reluzente, e a minha mão exercitar o juízo, tomarei vingança contra os meus adversários, e retribuirei os que me odeiam.

Isaías 45:22e23

Olhai para mim, e sede salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro. Por mim mesmo tenho jurado; da minha boca saiu o que é justo, e a minha palavra não tornará atrás. Diante de mim se dobrará todo o joelho, e jurará toda língua.

Agora veja o contraste: Daniel 12:7 - Ouvi o homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio, quando levantou a mão direita e a esquerda ao céu, e jurou por aquele que vive eternamente, que isso seria depois de um tempo, dois tempos e metade de um tempo. E quando se acabar a destruição do poder do povo santo estas cousas todas se cumprirão.

·         Sabemos aqui que o homem vestido de linho, trata-se de Cristo.

Como Deus não tem nada maior do que Ele para jurar, jura por si mesmo, ao contrário de Cristo que jura por aquele que vive eternamente. Isto é o que diz em Hebreus 6:13: Quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo.

Em João 13:16, disse Cristo: Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.

Percebemos aqui, que Cristo reconhecia não ser maior ou igual em grau hierárquico à Deus o Pai.

·         No livro de Isaías, Cristo é identificado como o Servo, o Justo, o Cordeiro. E o cumprimento de cada profecia do livro de Isaías, é citado no novo testamento.

·         Is.42:1-7.............Mat.3:17, 17:5, 12:18-21, Jo.8:12 e Luc.7:18-22.

·         Is.53:1-12...........Jo.12:37 e 38, Rom.10:16, Mat.8:17, I Pe.2:24 e 25, Jo.1:29, Apoc.5:6, I Ped.2:22 e Luc.22:37.

Qual a dúvida que Satanás lançou sobre Cristo no deserto?

Mateus 4:3,6

3 Então o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.

6 E lhe disse: Se és filho de Deus, atira-te para baixo, porque está escrito: Ele dará ordem a seus anjos a teu respeito, e eles te tomarão pelas mãos, para que não tropeces em nenhuma pedra.( BJ)

Qual a resposta de Cristo à Satanás,

 quando este propôs trocar os reinos do mundo por sua adoração?

Mateus 4:10

10 Então Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele darás culto. (Resposta de acordo com Deuteronômio 6:13 e 10:20.)

Como os demônios reconheciam a Jesus?

Marcos 1:24 - Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste para perder-nos? Bem sei quem  és: o Santo de Deus!

Marcos 3:11 - Também os espíritos imundos, quando o viam, prostravam-se diante dele e exclamavam: Tu és o Filho de Deus.  

Como os discípulos, que eram seus seguidores, o reconheciam?

Mateus 14: 33 - E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus!

Mateus 16:13-17 - Indo Jesus para as bandas de Cesaréia de Felipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do homem? E eles responderam: uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias, ou algum dos profetas. Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne nem sangue quem to revelou, mas meu Pai que está nos céus.

Note também que no verso 20,

Jesus advertiu os discípulos para que a ninguém dissessem que ele era o Cristo.

João 1:49 - Então exclamou Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és Rei de Israel!

João 11:25-27 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá, eternamente. Crês isto? Sim, Senhor, respondeu ela, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo.

Note que Marta  declara que crê ser Jesus o Cristo, o Filho de Deus, e não Deus!

Da mesma forma temos o testemunho de João Batista:

João 1:32 a 34 - E João testemunhou dizendo: Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele. Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água, me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo. Pois eu de fato vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus.

Como Pedro referiu-se à Cristo em seu discurso no Pentecostes?

Atos 2:22-24,36

22 Varões israelitas, atendei estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós, com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis;

23 sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos;

24 ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse ele retido por ela.

36 Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. ( houve quase três mil pessoas batizadas naquele dia! )

Observem a oração dos apóstolos após saírem da prisão:

Atos 4:24-31 

24 Ouvindo isto, unânimes levantaram a voz a Deus e disseram: Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há;

25 que disseste por intermédio do Espírito Santo, por boca de nosso pai Davi, teu servo: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram cousas vãs?

26 Levantaram-se os reis da terra e as autoridades ajuntaram-se à uma

contra o Senhor e contra o seu Ungido;

27 porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e povos de Israel,

28 para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram;

29 agora, Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra,

30 enquanto estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios, por intermédio do nome do teu santo Servo Jesus.

Agora a resposta a esta oração:

31 Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo, e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.

Note que os apóstolos reconheciam a clara distinção entre Deus ( O CRIADOR )

e seu Filho Jesus, e a expressavam em oração também.

Alguns afirmam ser Cristo o criador, e por este fato ser Deus.

O texto mais usado para corroborar isto é Colossenses 1:15-17, mas note que este texto está dizendo que Jesus foi o instrumento que Deus o Pai, usou para  criar o mundo.

Explicando de outra forma, temos que Cristo apenas realizou aquilo que Deus queria.

Queremos então, colocar para reflexão dos irmãos o Salmo 8 onde lemos o seguinte:

1-      Ó SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome! pois expuseste nos céus a tua majestade.

2-      Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo e o vingador.

3-      Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste,

4-      que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites?

5-      Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus, e de glória e de honra o coroaste.

6-      Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão, e sob seus pés tudo lhe puseste:

Temos aqui o testemunho do salmista Davi, que deixa bem claro que Deus o Pai, criou tudo e deu o domínio para seu filho Jesus. E observe que este texto foi usado pelo apóstolo Paulo na Epístola aos Hebreus, no capítulo 2:6 e 7: "antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem que dele te lembres? ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste [e o constituíste sobre as obras das tuas mãos]".

Nos versos seguintes o mesmo apóstolo dá a explicação dos versos anteriores.

8 Todas as cousas sujeitaste debaixo dos seus pés.

Ora, desde que lhe sujeitou todas as cousas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as cousas a ele sujeitas;

9 vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo o homem.

10 Porque convinha que aquele, por cuja a causa e por quem todas as cousas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse por meio de sofrimentos o Autor da salvação deles.( Ler também Ap. 4 : 11, a respeito do termo por causa.)

Sabemos que Cristo estava na criação do mundo com o Pai, inclusive na criação do homem quando Deus o Pai disse:

Genesys 1:26- Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.

Genesys 1:27- Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Vemos aqui que não foram deuses, ou Cristo o Criador, e sim Deus.

História da Redenção, pág. 14

“Especialmente devia Seu Filho trabalhar em união com Ele na projetada criação da Terra e de cada ser vivente que devia existir sobre ela. O Filho levaria a cabo Sua vontade e Seus propósitos, mas nada faria por Si mesmo. A vontade do Pai seria realizada nEle.”

Notamos também que a 1a.mensagem não manda adorarmos 2 Deuses: ( Deus Pai e Deus Filho.)

Apocalipse  14:6

6 "Temei a Deus e tributai-lhe glória, pois chegou a hora do seu julgamento; adorai aquele que fez o céu e a terra, o mar e as fontes".(BJ)

O Criador ao qual se refere o texto de Apocalipse, é o Pai, o mesmo de: Isaías 45:12.

Isaías 45:12

" Eu fiz a terra, e criei nela o homem; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens."

Repare ainda que não existe a preposição "e'' nesta tradução reconhecida no meio escatológico como uma das mais fiéis ao texto original. (referindo-se à Apocalipse 14:6)

É claro que devemos adorar a Cristo, mas como Senhor e não como Deus!

I Coríntios 8:6

"Porque há um só Deus, o Pai e um só senhor Jesus Cristo"..

E este "Senhor" não é o SENHOR do Velho Testamento que é a tradução do tetragrama YHWH,  pois Jesus chama-se Yeshua. E as traduções que alteraram o tetragrma YHWH, acabaram abrindo uma imensa porta para que se afirmasse ser o "Senhor" do NT, o mesmo Senhor do Velho Testamento.

Outro texto usado para provar que Cristo é Deus, está em Hebreus 1:8 que diz:

Hebreus 1:8

“mas, acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre, “

Este  texto está escrito no Velho Testamento no livro de Salmos 45:7 e diz:

Salmos 45:7

“Teu trono é de Deus, para sempre e eternamente! “(BJ)

O trono onde Cristo está à destra, é de Deus o Pai. ( Apocalipse 3:21;Cl 3:1; Hebreus 8:1).

E somente esta tradução faz sentido para a continuidade do texto que está no versículo 9 de Hebreus:

Hebreus 8:9

Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros.

No primeiro capítulo do evangelho de João no verso 18 lemos o seguinte:

João 1:18

Ninguém jamais viu a Deus: o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.

Vejam agora, a tradução da Bíblia de Jerusalém do mesmo texto:

João 1:18

Ninguém jamais viu a Deus: o Filho único, que está voltado para o seio do Pai, este o deu a conhecer. (BJ)

Vejamos o entendimento do apóstolo Paulo na epístola enviada aos Efésios capítulo 1:

Efésios 1:15-23

15 Por isso também eu, tenho ouvido a fé que há entre vós no Senhor Jesus, e o amor para com todos os santos,

16 não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações,

17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele,

18 iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos,

19 e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder;

20 o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais,

21 acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro.

22 E pôs todas as coisas debaixo dos seus pés  e, para ser o cabeça sobre todas as cousas, o deu à igreja,

23 a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as cousas.

Também, em sua primeira epístola  aos Coríntios, capítulo 11 verso 3, Paulo enfatiza,  que apesar de Cristo, ser o cabeça sobre todas as coisas, inclusive da igreja, Deus é a cabeça de Cristo.

O entendimento de Paulo é de que Cristo não é Deus e sim que tem a Deus, o Pai,

como superior a si e como o que deu-lhe domínio sobre tudo!

 Outro texto que nos deixa bem claro a submissão de Cristo ao Deus e Pai e que ele não é Deus, está em:

I Corintios 15:24-28.

24 E então virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder.

25 Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos seus pés.

26 O último inimigo a ser destruído é a morte.

27 Porque todas as cousas sujeitou debaixo dos seus pés. E quando diz que todas as cousas lhe estão sujeitas, certamente exclui aquele que tudo lhe subordinou.

28 Quando, porém, todas as cousas lhe estiverem sujeitas, então o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as cousas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.

* Se Cristo fosse Deus, não necessitaria que lhe sujeitassem todas as coisas e ainda assim não poderia ter um ser que não se sujeitasse à ele.

Bem, sendo Deus o Pai, rei eternamente qual seria a posição de Cristo na nova terra?

Ezequiel 34:23,24  

“Suscitarei para elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor. Eu, o Senhor, lhes serei  por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu o Senhor o disse.”

Ezequiel 37:24,25

O meu servo Davi reinará sobre eles; todos eles terão um só pastor, andarão nos meus juízos, guardarão os meus estatutos e os observarão. Habitarão na terra que dei a meu servo Jacó, na qual vossos pais habitaram; habitarão nela, eles e seus filhos e os filhos de seus filhos, para sempre; e Davi, meu servo, será seu príncipe eternamente.”

Atos 5:31

“Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de  conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados.”

Na terra, o herdeiro do Rei é o Príncipe, e só passará a reinar com a morte do Rei;

mas como Deus é IMORTAL, Cristo é príncipe eternamente.

Além de Cristo ser príncipe eternamente, ele também será Sumo Sacerdote eternamente.

Hebreus 5:4-10

4 Ninguém, pois, toma esta honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus, como aconteceu com Arão.

5 Assim, também Cristo a si mesmo não se glorificou para se tornar sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse:

Tu és meu Filho, eu hoje te gerei;

6 como em outro lugar também diz: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.( Sl 110:4 )

7 Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua piedade,

8 embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas cousas que sofreu

9 e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem,

10 tendo sido nomeado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.

Também concordamos que em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,

por ser ele Filho de Deus, mas isto não faz dele Deus.

Colossensses 2:9

9 porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade,

João 10:30 - Eu e o pai somos um.

Cristo reconhecia que o "poder" não vinha dele mesmo, e que se não estivesse no Pai nada faria.

João 5:19

19 Então lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz.

João 5:30

30 Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo porque não procuro a minha própria vontade, e, sim, a daquele que me enviou.

João 14:10

10 Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai que permanece em mim, faz as suas obras.

Os nomes atribuídos a Cristo:

 Isaías 9:6

6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros ; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;

Mateus 1:23

23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).

Os nomes aqui são títulos que expressam a divindade que Cristo tem, que é do Todo-poderoso.

Cristo estava representando e reivindicando o caráter de Deus o Pai, e para isto recebeu D’Ele autoridade. Era seu enviado, Seu representante, e por isto habitava nele corporalmente toda a plenitude da divindade concedida pelo Pai, ou seja, tudo que seu corpo poderia suportar do poder imensurável do Pai.

Filipenses 2:9-11

9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo o nome,

10- para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,

11- e toda a língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Mateus 9:6

6 Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a  terra autoridade para perdoar pecados - disse então ao paralítico: Levanta-te toma o teu leito e vai para tua casa

João 5:26-27

Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do homem.

João 10:17-18

Por isso o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.

Mateus 11:27 - Tudo me foi entregue por meu Pai.

Até mesmo o "senhorio", Cristo recebeu do Pai.

Atos 2:36

36 Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus que vós crucificaste, Deus o fez Senhor e Cristo.

Neste contexto de representatividade destacamos os seguintes textos:

João 14:9

9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim, vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

Cristo estava dizendo ser ele Deus? De forma alguma, mas como nele a plenitude da divindade está presente, o que podia ser manifestado ao homem da parte de Deus estava diante dos discípulos na sua pessoa.

II Coríntios 5:19

19 a saber, que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.

É importante considerarmos a submissão hierárquica de Cristo com o Pai reconhecida por ele:

João 14:28

28 Ouviste que eu vos disse: Vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.

João 14:31

31 contudo, assim procedo para que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço como o Pai me ordenou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.

Esta submissão não se refere apenas à vida humana de Cristo , pois ela existe e continuará a existir na eternidade conforme vimos anteriormente no texto de I Coríntios 15:24 a 28.

Quanto a algumas poucas passagens que citam Cristo como Deus, (João 1:1; João 20:28; Romanos 9:5; Tito 2:13, Hebreus 1:8.), vimos que pela representatividade os apóstolos podem chamá-lo de Deus, por Cristo ser 100% o representante de Deus na terra; ou seja, tudo o que eles poderiam conhecer de forma pessoal do Deus único, estava em Cristo, sendo que eles possuíam a total consciência de não ser Cristo o Deus Todo-poderoso.

Semelhantemente à isto, temos o caso de Moisés, que também foi chamado de Deus

( Elohim ) em Êxodo 4:16, e isto não fazia dele o Deus Todo-poderoso, e sim o seu representante.

Desejamos humildemente, que este estudo não seja motivo de divisão no meio adventista leigo, mas que através dele seja despertado o interesse nos demais irmãos para que orem, estudem e meditem sobre este assunto tão importante para o tempo do fim. E, então, movidos pelo poder do Eterno, façamos soar a última mensagem de advertência a este mundo, proclamando que HÁ UM SÓ DEUS.

I João 2:22-26

22 - Quem é o mentiroso senão aquele que nega que Jesus é Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho.

23 - Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai.

24 - Permaneça em vós o que ouviste desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis vós no Filho e no Pai.

25 - E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna.

26 - Isto que vos acabo de escrever é acerca dos que vos procuram enganar.

Ao Deus único e a seu Filho honra e glória eternamente. Amém!

Caixa de texto:  
          Se você apreciou a leitura deste estudo escreva-nos,
          e teremos a maior satisfação em fornecer-lhe mais
          material sobre este, ou sobre qualquer outro
          assunto de seu interesse.
 
          Caixa Postal 48342 – São Paulo – Cep: 03512-970
         Email: advhstpenha@hotmail.com
          Telefone: 0XX11.6852.3411

 

 

 

 

 

 
 

Material Formatado e Corrigido Por:

Adventistas Históricos da Penha (Leigos)

Primeira Edição – Junho 2004

Fonte:  Rodrigo Oliveira

 

Conheça mais sobre o movimento leigo adventista no Brasil: www.adoraiaocriador.com

 

HOME