MENSAGENS FINAIS

QUEM SOMOS

NISTO CREMOS

ESTUDOS

JUDICIAIS

CARTAS

 Lição 8

“Um homem prudente”

Versículo a memorizar:

“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.” Mt 7:24.

Estudo adicional: Parábolas de Jesus, pág. 62-69.

Lição das Escrituras: Mt 7:21-29.

 

 SÁBADO do SENHOR - Introdução

“Dos púlpitos modernos são proferidas as palavras: "Crede, tão-somente crede! Tende fé em Cristo; nada tendes que ver com a velha lei; tão-somente confiai em Cristo." Quão diferente é isso das palavras do apóstolo, o qual declara que a fé sem as obras é morta! Diz ele: "Sede cumpridores da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos." Tia. 1:22. Precisamos ter aquela fé que opera pelo amor e purifica a alma.” Fé e Obras, pág. 89.

 

1º DIA da SEMANA - “Nem todo o que me diz”

1 – Que aviso solene deu Cristo aos Seus professos seguidores? Mt 7:21. (Compare Rm 2:13)

NOTA:  “A fé e as obras andam de mão dada. Actuam harmoniosamente para que possamos vencer. As obras sem a fé são mortas e a fé sem as obras é morta. As obras nunca nos salvarão. São os méritos de Cristo que falarão em nosso benefício. Através da fé Nele, Cristo tornará aceitáveis perante Deus os nossos esforços imperfeitos. A fé que se requer que possuamos não é uma fé que nada faz. A fé salvadora é aquela que actua através das obras por amor, purificando a alma. Quem elevar as suas santas mãos a Deus, sem ira ou dúvida, andará inteligentemente nos mandamentos de Deus.” A New Life, pág. 36.

 

2 – Como ensinou Tiago esta mesma lição? Tg 1:22-27.

NOTA:  “A prova da sinceridade não está nas palavras, mas nos actos. Cristo não diz para pessoa alguma: "Que dizeis mais que os outros?", e sim: "Que fazeis mais que os outros?" Repletas de profundo significado são as Suas palavras: "Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes." João 13:17. As palavras só têm valor se forem proferidas com sinceridade e em verdade. O talento das palavras torna-se eficaz e valioso quando elas são acompanhadas de acções apropriadas. É de vital importância para toda pessoa ouvir a Palavra e praticá-la. "Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela)." Mat. 7:13.  Temos evidências de que há muitos enganadores no mundo, os quais dizem: "Eu vou, senhor", mas não vão. Podem proferir palavras suaves e fazer belos discursos; mas eles enganam; revelam em sua vida que suas palavras não são operadas em Deus. A vida prática é um genuíno indicador do carácter. Por nossas palavras e obras revelamos ao mundo, aos anjos e aos homens se cremos em Cristo como Salvador pessoal. Boas obras não compram o amor de Deus, mas revelam que possuímos esse amor. Se entregarmos nossa vontade e nosso caminho a Deus, não trabalharemos para ter o amor de Deus; obedeceremos aos mandamentos de Deus porque é correcto fazê-lo. O discípulo João escreveu: "Nós amamos porque Ele nos amou primeiro." I João 4:19. A autêntica vida espiritual será revelada em toda pessoa que está prestando serviço a Cristo. Os que estão vivos para Cristo acham-se imbuídos de Seu espírito, e não podem deixar de trabalhar em Sua vinha. Praticam as palavras de Deus.” Este Dia Com Deus, pág. 242.

 

SEGUNDA-FEIRA - “Senhor, Senhor”

3 – O que exclamarão a Cristo muitos professos Cristãos? Mt 7:22.

NOTA:  “Um dos mais bem-sucedidos enganos de Satanás é induzir os homens a pretenderem estar santificados, ao mesmo tempo que estão vivendo em desobediência aos mandamentos de Deus. Esses são descritos por Jesus como os que hão de dizer: "Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu nome? E, em Teu nome, não expulsamos demónios? E, em Teu nome, não fizemos muitas maravilhas?" Mat. 7:22. Sim, os que pretendem estar santificados têm muito que dizer a respeito de ser salvo pelo sangue de Jesus, mas a sua santificação não se dá por meio da verdade como ela é em Jesus. Conquanto pretendam crer nEle e aparentemente realizem obras maravilhosas em Seu nome, desprezam a lei de Seu Pai e atuam como instrumentos do grande adversário das pessoas para levar avante a obra que ele iniciou no Éden, a saber: apresentar desculpas plausíveis para não obedecer irrestritamente a Deus. Sua obra de levar os homens a desonrarem a Deus por desprezarem Sua lei será um dia desdobrada diante deles com seus verdadeiros resultados. As condições da vida eterna são tão claras na Palavra de Deus que ninguém precisa errar, a não ser que escolha o erro em lugar da verdade porque sua alma não santificada ama mais as trevas do que a luz.” Fé e Obras, pág. 41-42.

4 – Que aviso semelhante deu Paulo? 1Co 13:2.

NOTA:  “Não importa quão alta seja a profissão, aquele cujo coração não está cheio de amor a Deus e aos semelhantes, não é verdadeiro discípulo de Cristo. Embora possua grande fé, e tenha poder mesmo para operar milagres, todavia sem amor sua fé será de nenhuma valia. Poderá ostentar grande liberalidade; mas se ele por qualquer outro motivo que não o genuíno amor, entregar todos os seus bens para sustento dos pobres, o ato não o recomendará ao favor de Deus. Em seu zelo, poderia mesmo sofrer a morte de mártir, mas não sendo impulsionado por amor, seria considerado por Deus como iludido entusiasta, ou ambicioso hipócrita.” Actos dos Apóstolos, pág. 318-319.

 

TERÇA-FEIRA - “Nunca vos conheci”

5 – Qual será a resposta do Senhor a essas exclamações? Mt 7:23.

NOTA:  “Eis o grande engano que pode afectar a mente humana. Estas pessoas acham que estão certas quando, na verdade, estão erradas. Pensam que estão a fazer uma grande obra na sua vida religiosa, mas Jesus acabará finalmente por derrubar a sua cobertura de justiça própria, apresentando vividamente perante eles o verdadeiro quadro da sua vida, com tudo o que têm feito de errado e com a sua deformidade de carácter religioso. Serão achados em falta quando já for demasiado tarde para que as suas faltas sejam supridas. Deus providenciou meios para que se corrigissem os erros. Contudo, se aqueles que erram, escolherem seguir as suas próprias opiniões, desprezando os meios que Ele instituiu para se corrigirem e se unirem à verdade, encontrar-se-ão na situação descrita pelas palavras do Senhor citadas acima.” Testimonies, vol. 1, pág. 417.

6 – Como enfatiza Lucas a urgência em se ser verdadeiros seguidores de Cristo? Lc 13:26-27.

NOTA:  “No dia final muitos hão de requerer admissão ao reino de Cristo, dizendo: "Temos comido e bebido na Tua presença, e Tu tens ensinado nas nossas ruas." Luc. 13:26. "Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu nome? E, em Teu nome, não expulsamos demónios? E, em Teu nome, não fizemos muitas maravilhas?" Mat. 7:22. Mas a resposta será: "Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim." Luc. 13:27. Nesta vida não tiveram comunhão com Cristo; por isto não conhecem a linguagem do Céu, são estranhos às suas alegrias. "Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus." I Cor. 2:11. As palavras mais tristes que caíram em ouvidos mortais são aquelas da sentença: "Não vos conheço." Mat. 25:12. Unicamente a comunhão do Espírito que desprezastes poderia unir-vos à multidão jubilosa que estará no banquete das bodas. Não podereis participar dessa cena. Sua luz incidiria sobre olhos cegos, e sua melodia em ouvidos surdos. Seu amor e alegria não fariam soar de júbilo corda alguma do coração entorpecido pelo mundo. Sois excluídos do Céu por vossa própria inaptidão para a sua companhia. Não podemos estar prontos para encontrar o Senhor, acordando ao ouvir o brado: "Aí vem o Esposo!" (Mat. 25:6) e então tomar nossas lâmpadas vazias para enchê-las. Não podemos viver apartados de Cristo aqui, e ainda assim estar aptos para a Sua companhia no Céu.” Parábolas de Jesus, pág. 412-414.

 

QUARTA-FEIRA - “Sobre a rocha”

7 – Que parábola contou Cristo para descrever aqueles que são igualmente ouvintes e praticantes da Sua vontade? Mt 7:24; Lc 6:47-48. (Compare Ef 3:17)

NOTA:  “A interrogação que nos deve impressionar, a cada um, é: Sobre que fundamento estou edificando? Temos o privilégio de esforçar-nos para alcançar a vida imortal; e é da máxima importância que cavemos fundo, removendo todo entulho, e edifiquemos sobre a sólida rocha, Cristo Jesus. Ele é o firme fundamento. "Ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo." I Cor. 3:11. NEle, unicamente, reside nossa salvação. "Nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." Atos 4:12. Uma vez colocado o firme fundamento, precisamos de sabedoria a fim de saber como convém edificar. Quando Moisés estava prestes a construir o santuário no deserto, foi advertido: "Olha, faze tudo conforme o modelo que, no monte, se te mostrou." Heb. 8:5. Em Sua lei, Deus nos deu o modelo. A edificação de nosso carácter deve operar-se segundo "o modelo que, no monte, se te mostrou". A lei é a grande norma de justiça. Representa o carácter de Deus e é a prova de nossa lealdade a Seu governo. E ela nos é revelada, em toda a sua beleza e excelência, na vida de Cristo.” Conselho aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 61-62.

8 – Em tempos de crise, que efeitos sofreu a casa construída sobre a rocha? Mt 7:25; Lc 6:48, 1.ª parte.

NOTA:  “Cristo ilustrou a construção do carácter através de uma casa erigida sobre a rocha – contra a qual as tempestades não tiveram qualquer poder – e através da casa erigida na areia – a qual foi arrasada. Estamos a viver em tempos perigosos. Entre cenas de mudança, com o surgimento de heresias e falsas doutrinas que testarão a fé de todos, a casa construída sobre a rocha não pode ser abalada. Mas quando vierem as tempestades, a casa construída sobre a areia ruirá e grande será a sua queda. Tenhamos, pois, cuidado quanto ao modo como construímos. Que ninguém construa insensatamente. A Palavra de Deus é o nosso único fundamento. Qualquer semelhança de erro recairá sobre nós. Alguns desses erros serão enganosos e atractivos mas, se recebidos, removerão os pilares da fundação que Cristo estabeleceu, criando uma estrutura de construção humana. Alguns daqueles que vêem, não vêem realmente e alguns daqueles que ouvem, não ouvem verdadeiramente. Sob a orientação de Satanás, edificam falsos fundamentos para as mentes humanas.” Medical Ministry, pág. 87.

 

QUINTA-FEIRA - “Um homem insensato”

9 – Por contraste, como descreveu Cristo o homem insensato? Mt 7:26; Lc 6:49, 1.ª parte.

NOTA:  “Muitos dos que professam estar convertidos nunca sentiram o poder conversor do Espírito de Deus. Oh, que se possa dar uma reforma no coração, mente e vida, a fim de que cada membro da igreja possa tornar-se um com Cristo, tal como Ele é um com o Pai. Cristo está a bater à porta do vosso coração, a fim de poder entrar. Ele diz: ‘Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei e com ele cearei e ele Comigo.’ Mas alguns ouvem-No bater, fecham bem a porta do seu coração e Cristo pleiteia em vão.” Australasian Union Conference Record, 7 Outubro 1907.

10 – Que destino espera o insensato? Mt 7:27; Lc 6:49, 2.ª parte.

NOTA:  “Chegou o tempo em que o poder ao arqui-enganador será mais decididamente revelado. E os seus enganos aumentarão quanto à sua atracção ilusória, de modo a desorientarem as pessoas e, se possível, de maneira a enganarem até os escolhidos. O príncipe das trevas, juntamente com os seus anjos maus, está operando no mundo cristão, induzindo os que professam o nome de Cristo a permanecerem sob a bandeira das trevas, a fim de fazerem guerra contra os que guardam os mandamentos de Deus e têm a fé de Jesus. A igreja apóstata unir-se-á aos poderes da terra e do inferno, a fim de colocarem nas testas e nas mãos a marca da besta, convencendo os filhos de Deus a adorar a besta e a sua imagem. Procurarão compeli-los a renunciar à sua obediência à Lei de Deus, rendendo homenagens ao Papado. Então virão tempos em que a alma dos homens será tentada, pois a confederação da apostasia exigirá que os súbditos leais de Deus renunciem à lei de Jeová e repudiem a verdade da Sua Palavra. Nessa altura, o ouro será separado da palha, tornando-se notório quem são os devotos, quem são os leais e verdadeiros e quem são os desleais, a palha e os que possuem um brilho falso. Que nuvens de palha se afastarão, então, através da joeira de Deus! Onde agora os nossos olhos apenas podem ver ricos campos de trigo, existirá palha que a joeira de Deus afastará de Si. Quem não se centrar em Cristo, não suportará o teste e as provas desse dia. Enquanto que os que estiverem revestidos com a justiça de Cristo permanecerão firmes na verdade e no dever, aqueles que confiaram na sua própria justiça alinhar-se-ão sob a bandeira negra do príncipe das trevas. Então, ver-se-á se a escolha foi a favor de Cristo ou de Belial. Aqueles que não confiaram em si mesmos, que foram tão circunstanciados, não ousando enfrentar o estigma e as reprovações, acabarão por se declarar abertamente a favor de Cristo e da Sua lei, enquanto que muitos dos que pareciam ser árvores florescentes, mas que não deram frutos, juntar-se-ão à multidão para praticar o mal e receberão a marca da apostasia na sua testa e na sua mão.” Second Advent Review & Sabbath Herald, 8 Novembro 1892.

 

SEXTA-FEIRA - “Grande foi a sua queda”

11 – Que aviso dá Paulo àqueles que professam seguir a Cristo mas não agem segundo a verdade? Hb 10:26-31.

NOTA:  “Negligenciai essa grande salvação conservada diante de vós durante anos, desprezai essa gloriosa oferta de justificação pelo sangue de Cristo, e a santificação pelo poder purificador do Espírito Santo, e não restará mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo e ardente indignação. Suplico-vos, agora, que vos humilheis e deixeis a vossa obstinada resistência à luz e à evidência. Dizei ao Senhor: "Minhas iniquidades têm feito separação entre mim e o meu Deus. Ó, Senhor, perdoa as minhas transgressões. Apaga os meus pecados do livro das Tuas memórias." Louvai o Seu santo nome, nEle há perdão, e podeis ser convertidos, transformados.” Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 97-98.

12 – Como descreve Pedro aqueles que tendo atingido conhecimento de Cristo, voltam de novo para o mundo? 2Pe 2:20.

NOTA:  “A justiça própria é uma maldição, um ornamento humano que Satanás utiliza para sua glória. Os que ornamentam as sua alma com lisonja e elogios a si mesmos, preparam o caminho para os outros sete espíritos mais malvados do que o primeiro. Ao receberem a verdade, estas almas enganam-se a si mesmas. Estão a construir sobre um fundamento de justiça própria. Podem oferecer-se a Deus as orações da congregação, cheias de cerimoniais, mas se forem oferecidas em justiça própria, Deus não é honrado por elas. O Senhor declara: ‘Eu declararei a tua justiça e as tuas obras, pois elas de nada te aproveitarão.’ Apesar de toda a sua ostentação, Satanás surge com um exército de anjos maus e toma conta daquela moradia ornamentada. O apóstolo escreve: ‘Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado.’” Second Advent Review & Sabbath Herald, 12 Dezembro 1899.

 FELIZ SÁBADO NA PAZ DO SENHOR!

Voltar para o ÍNDICE

HOME