Make your own free website on Tripod.com

MENSAGENS FINAIS

QUEM SOMOS

NISTO CREMOS

ESTUDOS

JUDICIAIS

CARTAS

 O Selamento

Contribuição

Paulo  Comunidade Leiga Parque Savoy/Zona Leste de São Paulo

 

Cap  I

 

  DEFINIÇÃO

         Denomina-se selamento a um processo espiritual, invisível para os olhos humanos, que se acha em marcha e muito logo terminará; no fim do tempo da graça. Por outro lado, o processo de selamento começa para cada cristão no dia de sua conversão e termina quando termina para ele o tempo da graça, ou seja, por ocasião de sua morte ou ao final do juízo investigativo. Esta operação, que os anjos de Deus realizam, consiste na impressão dos princípios da lei divina - inclusive o quarto mandamento – na vida dos fiéis que estão preparados para isto.

O selamento alcança os seguintes objetivos:

1. Fixa na vida os princípios da lei de Deus.

2. Faz que os selados sejam fiéis na observância do sábado em meio da apostasia e a mais feroz perseguição.

3. Prepara-os para passarem incólumes pelo tempo de angústia – enquanto se encontram sem Mediador – mantendo-se a coberto do pecado.

4. Preserva-os da destruição final.

 

Cap II

 

DESCRIÇÃO DO SELAMENTO

“Depois disto vi quarto anjos me pé nos quatro cantos da Terra, conservando seguros os quatro ventos da Terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem sobre árvore alguma. Vi outro anjo que subia do nascente do Sol, tendo o selo do Deus vivo, e clamou em grande voz aos quatro anjos, àquele ao quais fora dado fazer dano à Terra e ao mar,nem as árvores, até selarmos em suas frontes os servos do nosso Deus. Então ouvi o número dos que foram selados, que era centro e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel”. Apoc. 7:1-4.

         “Tão logo estejam os filhos de Deus selados em suas testas - o selo não é um sinal que possa ser visto, mais sim uma confirmação (das pessoas) na verdade, tanto intelectual como espiritualmente, de maneira que não podem ser movidas – tão logo estejam os filhos de DEUS selados e preparados para a sacudidura, esta virá. Na realidade, já começou; ao juízos de DEUS estão agora sabre a Terra, para dar-nos advertência, a fim de sabermos o que está para vir". EGW.MS.173, 1902, publicado em 4SDABC 1.161.

         Conquanto uma classe aceitando o sinal de submissão aos poderes terrestres, receba o sinal da besta, a outra, preferindo o sinal de obediência à autoridade divina, recebe o selo de DEUS”. GC.605.

         Importante destacar no texto acima (GC.605) que o sinal da besta também é submissão aos poderes terrestres (autoridades governamentais e eclesiásticas).

         “Foi-me indicado o tempo em que a mensagem do terceiro anjo estava a finalizar-se. O poder de Deus havia repousado sobre Seu povo; tinham cumprido a sua obra, e encontravam-se preparados para a hora de prova que diante deles estava. Tinham recebido a chuva serôdia, ou o refrigério pela presença do Senhor, e se reanimara o vívido testemunho. A última grande advertência tinha soado por toda parte e havia instigado e enraivecido os habitantes da Terra que não quiseram receber a mensagem.

         “Vi anjos indo aceleradamente de um lado para o outro no Céu. Um anjo com um tinteiro de escrivão ao lado voltou da Terra, e referiu a Jesus que sua obra estava feita, e os santos estavam numerados e selados. Então vi Jesus que havia estado a ministrar diante da arca, a qual contém os Dez mandamentos,lançar o incensário.Levantou as mãos e com grande voz disse: “ESTA FEITO”.  PE.279.

         “Enquanto Satanás instava com suas acusações, e buscava destruir esse grupo, santos anjos, invisíveis, passavam para cá e para lá, colocando sobre eles o selo do Deus vivo.Estes são os que se acharão sobre o Monte Sião com o Cordeiro, tendo escrito na fronte o nome do Pai”. 2TS.179.

         “Esse selamento dos servos de Deus é o mesmo que foi mostrado em visão a Ezequiel. João também fora testemunha dessa tão assustadora revelação. Viu o mar e as ondas fugindo, e o coração dos homens desmaiando de terror. Contemplou a Terra sendo movida e as montanhas a serem levadas para o meio do mar (o que literalmente está acontecendo), sua água rugindo e perturbada, e as montanhas se sacudindo com a sua atuação. Foram-lhe mostradas pragas, pestilências, fome e morte, realizando sua terrível missão”. TM.445 E 446.

         “O poderoso anjo é visto subindo do Oriente (ou nascente do Sol). O mais poderoso dos anjos tem na mão o selo do Deus vivo, ou dAquele que é o único que pode dar a vida, que pode gravar nas frontes o sinal ou inscrição, dizendo a quem será concedida a imortalidade, a vida eterna”. TM.44 e 445.

         “O Senhor está fazendo Sua obra. Todo o Céu está em atividade. O Juiz de toda a Terra Se levantará em breve para vindicar Sua autoridade insultada. O sinal do libertamento será naquele que guardam os mandamentos de Deus, reverenciam Sua Lei e se recusam a aceitar o sinal da besta ou da sua imagem”. 2TS 151.

         “Satanás está agora usando cada artifício neste tempo de selamento a fim de desviar a mente do povo de Deus estava estendendo uma cobertura sobre o Seu povo a fim de protegê-lo no tempo de angústia; e que cada alma que se decidia pela verdade e era pura de coração devia ser coberta com a proteção do TODO-PODEROSO”.  PR 43.

 

Cap  III

QUE É O SELO DE DEUS?

Dá-se o nome de selo as duas coisas:

1.  O instrumento que se usa para estampar uma marca

2.  A estampa propriamente dita.

 

         Referindo-se ao selo de Deus, o instrumento para selar é a lei de Deus, em seu sentido amplo, e o sábado, o quarto mandamento, em seu sentido mais específico, visto que é o mandamento que leva a inscrição do nome e o título da autoridade que representa. A lei e o sábado refletem a perfeição de Deus e a obra transformadora de Seu Espírito. Por outro lado o selo de Deus, interpretado como a marca propriamente, ou seja, o resultado da aplicação do instrumento num documento, é um caráter semelhante ao de Cristo, a perfeição divina refletida na vida do filho de Deus.

         O selamento é o “estabelecimento” definitivo de um ser humano na verdade, a fixação permanente dos princípios da lei em sua vida. Por outro lado, o selo só se pode aplicar sobre um documento autêntico. Assim, o selo de Deus só poderá ser aplicado pelo anjo sobre a vida de um cristão autêntico, a vida consagrada, sem manchas, levada pelo sangue de Cristo e possuída do verdadeiro anelo de refletir a perfeição do caráter divino manifestado em Sua Lei.

         “Fostes selados com o Espírito Santo da promessa. Efe 1:13.“Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Efe 4:30.

         “Que é este selo do Deus vivo, que se coloca na testa de Seus filhos?É um sinal que os anjos podem ler, mas não os olhos humanos; pois o anjo destruidor deve ver este sinal de redenção”Carta 126, 1898, publicado em 4SDABC 1.161”.

         “O anjo com o tinteiro de escrivão há de colocar um sinal na testa de todos que estão separados do pecado e dos pecadores, e o anjo destruidor vem após este anjo”. Carta 12 1886, publicado em 4SDABC 1.161.

         “O quarto mandamento é o único de todos os dez em que se encontra tanto o nome como o título do Legislador. É o único que mostra pela autoridade de quem é dada a lei. Destarte contém o selo de Deus, afixado à Sua lei, como prova da autenticidade e vigência da mesma”.  PP 315.

         “Ao passo que vivem sob a proclamação da mais solene mensagem que os mortais já enfrentaram, e que apresenta a lei de Deus como uma prova do caráter e como selo de Deus vivo (certos professos adventistas que vivem em pecado flagrante), transgridem Seus santos preceitos.”- 2T 468.

         “O sinal, ou selo, de Deus é revelado na observância do sábado do sétimo dia – o memorial divino da criação. ‘Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis Meus sábados: por quanto isso é um sinal entre Mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que Eu sou o Senhor, que vos santifica. Êxodo 31:12-13. O sábado é aí claramente apresentado como um sinal entre Deus e Seu povo”. 3TS 232.

 

Cap  IV

 

QUANDO OCORRE O SELAMENTO: TEMPO E DURAÇÃO

“O tempo do selamento é muito curto, e logo passará. Agora, enquanto os quatros anjos estão contendo os ventos, é o tempo de fazer firme a nossa vocação e eleição”. PE 58.

         “Se devem vir cenas como estas, tão tremendo juízo sobre o mundo culpado, onde estará o refúgio do povo de Deus? Onde estarão abrigados até que a indignação haja passado? João vê os elementos da Natureza – terremoto, tempestade, e lutas políticas – representados como sendo retidos por quatro anjos. Esses ventos estão sendo controlados, até que Deus dê a ordem para serem soltos. Nisto está a segurança da igreja de Deus. Os anjos de Deus obedecem às Suas ordens, controlando os ventos da Terra, para que não soprem sobre a Terra, nem no mar, nem nas árvores, até que os servos de Deus sejam assinalados na fronte. O poderoso anjo é visto subindo do Oriente ( ou nascente do Sol). O mais poderoso dos anjos tem na mão o selo do Deus vivo, ou dAquele que é o único que pode dar a vida, que pode gravar nas frontes o sinal ou inscrição , dizendo a quem será concedida a imortalidade, a vida eterna. É a voz desse mais elevado dos anjos que tem autoridade para ordenar aos quatro anjos que segurem os quatro ventos até que se realize esta obra, e até que ele ordene que o soltem”. TM. 444 E 445.

         “Quanto vier este tempo de angústia, todo caso estará decidido; não mais haverá graça, nem misericórdia para o impenitente. O selo do Deus vivo estará sobre o Seu povo”.  2TS 67.

 

Cap  V

 

CONDIÇÕES PARA SER SELADO

         Somente os que forem selados poderão passar sobranceiros pelo tempo de angústia, para encontrar o SENHOR em paz.

         “Muitos ouvem o convite de misericórdia e são testados e provados; mas poucos são selados com o selo Do DEUS vivo. Poucos se humilharão a si mesmos, como uma criança, para que possam entrar no reino dos Céus”. 5T  50.

         “Agora é o tempo de preparar-se. O selo de Deus nunca será colocado sobre a fronte de um homem ou mulher impuros. Nunca será colocado sobre a fronte de um homem ou uma mulher  ambiciosos ou amantes do mundo. Nunca será colocado sobre a fronte de homens ou mulheres de língua falsa e coração enganoso. Todos os que recebem o selo devem encontrar-se sem mancha diante de Deus; candidatos para o Céu”. 5T 216.

         “Jesus está em Seu santo templo, e agora aceita nossos sacrifícios, orações e confissões de faltas e pecados, e perdoará todas as transgressões de Israel, para que sejam apagadas antes que Ele saia do santuário. Quando Jesus sair do santuário, os que são santos e justos serão santos e justos ainda; pois todos os seus pecados estarão apagados, e eles selados com o selo do Deus vivo”. PE 48.

         “Todos os que recebem o selo devem ser imaculados diante de Deus  - candidatos para o Céu”. 2TS 71.

         “Os que hão de receber o selo de Deus vivo e ser protegidos , no tempo de angústia, devem refletir completamente a imagem de Jesus”. PE.70.

         “Pecado algum pode ser tolerado naqueles que hão de andar com Cristo, em vestes brancas. Terão de ser removidos os vestidos sujos, e colocados sobre nós as vestes da justiça  de Cristo . Pelo arrependimento e fé somos habilitados a prestar obediência a todos os mandamentos de Deus, e somos achados sem mácula perante Ele. Os que hão de receber a aprovação de Deus estão agora afligindo a alma, confessando os pecados, e suplicando fervorosamente o perdão, por Jesus seu Advogado”. 2TS 175.

         “Nenhum de nós jamais receberá o selo de Deus, enquanto o caráter tiver um nódoa ou mácula sequer. Cumpre-nos remediar os defeitos de caráter, purificar de toda a contaminação o templo da alma. Então a chuva serôdia cairá sobre nós, como caiu a temporã sobre os discípulos no dia de Pentecostes”. 2TS 69.

         “Vi que os que ultimamente têm abraçado a verdade terão que aprender o que é sofrer por amor de Cristo, que terão provas a suportar, provas que serão agudas e cortantes, a fim de que sejam purificados e pelo sofrimento capacitados a receber o selo de Deus vivo a passar pelo tempo de angustia, ver o Rei em Sua formosura e estar na presença de Deus e de anjos santos, puros... Mas agora o tempo está quase findo, e o que durante anos temos estado aprendendo, eles terão de aprender em poucos meses. Terão também muito que desaprender e muito que tornar a aprender”.   PE 67.

         “Os que vencem o mundo, a carne e o diabo, serão os agraciados que receberão o selo do Deus vivo. Aqueles cujas mãos não são limpas, cujo coração não é puro, não terá o selo do Deus vivo. Os que planejam pecado e o praticam, serão omitidos. Somente os que, em sua atitude diante de Deus, desempenham a parte dos que se arrependem e confessam os pecados no grande dia antitípico da expiação, serão reconhecidos e assinalados como dignos da proteção de DEUS”. TM.445.

 

Em Síntese:

 

1 – É um anjo que sai selando, não um terceiro deus: Efésio 1:13, 4:30; Apocalipse 7:1; Carta 126, 1898, publicado em 4SDABC 1.161; Carta 12 1886, publicado em 4SDABC 1.161; PP 315

 

2 – A pena inspirada deixa transparecer que o dia da aprovação e reprovação será em um sábado (dia onde o anjo poderoso visita os cultos para ver quem esta verdadeiramente respeitando o sábado) parece especulação teológica mais medite ponderadamente cada passagem dos escritos de EGW.

 

3 – Para ser selado, tem-se que estar perfeito, sem pecado.

 

4 – Objetivos do selamento: Preservar-nos da destruição final!

 

5 – Quando termina o tempo da graça: quando o individuo morre ou ao final do juízo investigativo!

 

Contribuição: irmão Paulo – Comunidade Leiga do Parque Savoy/Zona Leste – São Paulo

 

HOME