MENSAGENS FINAIS

QUEM SOMOS

NISTO CREMOS

ESTUDOS

JUDICIAIS

CARTAS

 "Ele Separará"

Versículo a memorizar:

“E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.” Mt 25:40.

Estudo adicional: O Desejado de Todas as Nações, pág. 637-641.

Lição das Escrituras: Mt 25:31-46.


 
SÁBADO do SENHOR - Introdução

“Estudemos todos o carácter que Deus aceita, tal como apresentado no capítulo 25 de Mateus. Se esta representação não educar homens e mulheres, como se poderá fazer a obra que deve ser realizada em favor das almas? Notai a divisão feita entre os que são representados pelas ovelhas e pelos bodes, bem como as palavras que decidem para sempre o destino das duas classes. Escutai, vós que tendes ouvidos para ouvir e intelecto para compreender. Escutai as palavras do Mestre.” Manuscript Releases, vol. 15, pág. 112.

1º DIA da SEMANA - "Á Sua direita"

1 – Que cena do julgamento descreveu Jesus na Sua Segunda Vinda? Mt 25:31-32.

NOTA: “Assim descreveu Cristo aos discípulos, no Monte das Oliveiras, as cenas do grande dia do Juízo. E apresentou sua decisão como girando em torno de um ponto. Quando as nações se reunirem diante dEle, não haverá senão duas classes, e seu destino eterno será determinado pelo que houverem feito ou negligenciado fazer por Ele na pessoa dos pobres e sofredores.” O Desejado de Todas as Nações, pág. 637.

2 – Como figurou Jesus a separação que Ele irá fazer? Mt 25:33.

NOTA: “O julgamento será conduzido de acordo com as regras que Deus instituiu. Todos serão julgados através da lei à qual os homens são agora chamados a obedecer, mas que muitos se recusam a aceitar. Uma vez que por ela, o carácter é testado, cada pessoa ver-se-á colocada numa de duas classes. Cada um será considerado santo perante o Senhor através da obediência à Sua lei ou encontrar-se-á manchado pelo pecado através da transgressão. Ele colocará as ovelhas à Sua mão direita e os bodes à Sua esquerda. Então os homens e as mulheres verão que o rumo que tomaram decidiu o seu destino.” Second Advent Review & Sabbath Herald, 18 Junho 1901.

SEGUNDA-FEIRA -  “Diante dele serão reunidas todas as nações”

3 – Quantos serão incluídos neste trabalho do julgamento? Mt 25:32, 1.ª parte.

NOTA: “O Senhor virá em breve nas nuvens do Céu, com poder e grande glória. Não é abrangido o suficiente pelas verdades que giram em torno desse acontecimento e pela preparação essencial para ela, a fim de fazer-nos pensar solenemente em nosso dever? Este assunto deve ser mantido diante do povo de modo distinto e claro. "Quando vier o Filho do homem na Sua majestade... todas as nações serão reunidas em Sua presença." Mat. 25:31 e 32.” Este Dia Com Deus, pág.294.

4 – Que aviso dá Paulo acerca deste assunto? Rm 14:10.

NOTA: “E Cristo foi feito nosso Juiz. O Pai não é o Juiz. Os anjos não o são. Aquele que tomou sobre Si a humanidade e, neste mundo, viveu uma vida perfeita, é que nos julgará. Só Ele pode ser o nosso juiz. Lembrar-vos-eis disto, irmãos? Lembrar-vos-eis disto, pastores? Lembrar-vos-eis disto, pais e mães? Cristo tomou sobre Si a humanidade para que pudesse ser o nosso Juiz. Nenhum de vós foi nomeado para ser juiz dos outros. É tudo o que podeis fazer para vos disciplinardes a vós mesmos. No nome de Cristo, eu vos suplico que presteis atenção à ordem formal, na qual Ele declara que nunca vos deveis fazer passar por juizes. Cada dia tem esta mensagem soado aos meus ouvidos: ‘Não vos façais passar por juizes. Sede humildes.’” Testimonies, vol. 9, pág. 185.

TERÇA-FEIRA - “Possuí por herança o reino que vos está preparado”


5 – Com que palavras irá Cristo saudar aqueles que estão à Sua direita? Mt 25:34.

NOTA: “Cristo intima a cada um a ponderar. Prestai uma conta honesta. Ponde num prato da balança Jesus, que significa tesouro eterno, vida, verdade, Céu e a alegria de Cristo pelos redimidos; no outro, ponde toda a atracção que o mundo pode oferecer. Num prato ponde a vossa perdição, e dos que poderíeis ser instrumento para salvar; no outro, para vós e para elas, uma vida que se compare com a vida de Deus. Pesai para agora e para a eternidade. Enquanto estais ocupado nisso, Cristo diz: "Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?" Mar. 8:36. Deus deseja que escolhamos o celestial em vez do terreno. Abre-nos as possibilidades de uma inversão celeste. Deseja prover encorajamento para nossas mais elevadas aspirações e segurança para nosso mais dilecto tesouro. Declara: "Farei que um homem seja mais precioso do que o ouro puro e mais raro do que o ouro fino de Ofir." Isa. 13:12. Quando forem consumidas as riquezas que a traça devora e a ferrugem corrói (Mat. 6:19), os seguidores de Cristo poderão rejubilar-se em seu tesouro celeste, em suas riquezas imperecíveis. Melhor do que a companhia do mundo é a dos redimidos de Cristo. Melhor que um título para o mais nobre palácio da Terra é o título para as mansões que nosso Salvador foi preparar. E melhor que todas as palavras de louvor terreno, serão as do Salvador aos servos fiéis: "Vinde, benditos de Meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo." Mat. 25:34.” Parábolas de Jesus, pág. 374.

6 – Que promessa de Cristo cumprem estas palavras? Jo 14:1-3.

NOTA: “Assim se cumprirá a promessa de Cristo a Seus discípulos: "Virei outra vez e vos levarei para Mim mesmo." João 14:3. A todos os que O têm amado e esperado por Ele, Ele coroará com honra, glória e imortalidade. Os justos mortos ressurgirão de suas sepulturas, e os que estiverem vivos serão arrebatados com eles para encontrar o Senhor nos ares. Eles ouvirão a voz de Jesus, mais suave que qualquer música jamais ouvida por ouvido mortal, dizendo-lhes: Vossas lutas estão terminadas. "Vinde, benditos de Meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo." Mat. 25:34. Bem podiam os discípulos rejubilar-se na esperança da volta do Senhor.” Actos dos Apóstolos, pág. 34.

QUARTA-FEIRA - “Porque tive fome”

7 – Que motivo dá o Rei para a honra que Ele concede aos que estão à Sua direita? Mt 25:35-36. (Compare Is 58:6-7)

NOTA: “A missão de Cristo foi a de curar os doentes, encorajar os desanimados, ajudar os abatidos pela dor. Esta obra de restauração deve ser levada a cabo entre os necessitados e sofredores deste mundo. Deus apela, não só para a vossa benevolência, mas também para tenhais um semblante alegre, palavras de esperança e a vossa mão estendida sempre pronta. Aliviai a alguns dos aflitos do Senhor. Alguns estão doentes e sem esperança. Trazei de volta a luz do sol à sua vida. Há almas que perderam a coragem. Falai com elas. Orai por elas. Há algumas que necessitam do pão da vida. Lede-lhes a palavra de Deus. Existe uma mal-estar de alma que nenhum bálsamo pode aliviar e nenhum medicamento pode curar. Orai por esses e trazei-os a Jesus Cristo. E em toda a vossa obra, Cristo estará presente a fim de causar algum tipo de impressão nos corações humanos. É esta a obra médico-missionária a ser realizada. Trazei os raios de luz do Sol da justiça aos quartos dos doentes e dos que sofrem.” Health Food Ministry, pág. 42.

8 – Que resposta lhe darão estas pessoas? Mt 25:37-39.

NOTA: “O primeiro tipo de pessoas tinha o seu carácter entrelaçado com o de Cristo e não tinham consciência do que tinham feito.” Medical Ministry, pág. 134.

“Orações, exortações e conversões são frutos baratos, frequentemente manifestos; mas os frutos demonstrados em boas obras, no cuidado dos necessitados, dos órfãos e das viúvas, esses são frutos genuínos e crescem naturalmente na árvore boa.... Quando corações simpatizam com outros corações, sobrecarregados de desânimo e mágoas, quando a mão se abre ao necessitado, quando os nus são vestidos, o estrangeiro acolhido junto à lareira e no coração, então os anjos se aproximam muito, e no Céu há uma resposta num acorde correspondente. Cada ato, cada expressão de justiça, misericórdia e beneficência, desperta doces acordes no Céu. O Pai, de Seu trono, contempla, e os considera Seus preciosíssimos tesouros. "E eles serão Meus, diz o Senhor dos Exércitos, naquele dia que farei, serão para Mim particular tesouro." Mal. 3:17. ...” Para Conhecê-Lo, pág. 335.

QUINTA-FEIRA - “Entra no gozo do teu senhor”

9 – Que princípio do julgamento explicou Cristo? Mt 25:40.

NOTA: “Naquele dia, Cristo não apresentará aos homens a grande obra que Ele fez em seu benefício, ao dar a própria vida pela redenção deles. Apresenta a fiel obra que fizeram por Ele. Aos que põe à Sua direita, dirá: "Vinde, benditos de Meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-Me de comer; tive sede, e destes-Me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-Me; estava nu, e vestistes-Me; adoeci, e visitastes-Me; estive na prisão, e fostes ver-Me." Mat. 25:34-36. Mas aqueles a quem Cristo louva, não sabem que O tinham servido a Ele. À sua perplexa interrogação, responde: "Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes Meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes." Mat. 25:40.” O Desejado de Todas as Nações, pág. 637.

10 – Onde é que este princípio é explicado noutro sítio das Escrituras? Pv 14:31; 19:17; Hb 6:10.

NOTA: “Nunca permitais que vossa língua e voz sejam empregados em descobrir e exagerar os defeitos de vossos irmãos; pois o registro do Céu identifica os interesses de Cristo com aqueles que Ele comprou com Seu próprio sangue. "Quando o fizestes a um destes Meus pequeninos irmãos", diz Ele, "a mim o fizestes." Mat. 25:40. Devemos aprender a ser leais uns aos outros, ser verdadeiros como o aço na defesa de nossos irmãos. Olhai para vossos próprios defeitos. É melhor descobrirdes um de vossos próprios defeitos, do que dez de vosso irmão. Lembrai-vos de que Cristo orou por esses irmãos Seus, para que pudessem ser um, como Ele é um com o Pai. Lutai, no máximo de vossa capacidade, para estar em harmonia com vossos irmãos segundo a extensão da medida de Cristo, assim como Ele é um com o Pai....” Nos Lugares Celestiais, pág. 178.

SEXTA-FEIRA - “Apartai-vos de mim”

11 – Que palavras irá endereçar aos que estiverem à Sua esquerda? Mt 25:41-43. (Compare Mt 7:21-23)

NOTA: “O amor divino moveu-se a suas insondáveis profundidades em favor dos homens, e os anjos maravilham-se de ver nos objectos de tão grande amor uma gratidão meramente superficial. Os anjos pasmam de quão limitada é a apreciação que o homem tem do amor de Deus. O Céu se indigna ante a negligência manifestada para com a alma dos homens. Queremos saber como Cristo o considera? Como sentiria um pai, uma mãe, soubessem eles que, estando seu filho perdido no frio e na neve, fora desdenhado e deixado a perecer pelos que o poderiam haver salvado? Não ficariam terrivelmente ofendidos, furiosamente indignados? Não os acusariam com uma ira tão ardente como suas lágrimas, tão intensa como seu amor? Os sofrimentos de cada homem são os sofrimentos de um filho de Deus, e os que não estendem a mão em socorro de seus semelhantes quase a perecer, provocam-Lhe a justa ira. Esta é a ira do Cordeiro. Aos que professam ser companheiros de Cristo, e todavia se têm mostrado indiferentes às necessidades dos semelhantes, declarará Ele no grande dia do Juízo: "Não sei de onde vós sois; apartai-vos de Mim, vós todos os que praticais a iniquidade." Luc. 13:27.” O Desejado de Todas as Nações, pág. 825-826.

12 – Qual será a resposta deles e o que Ele lhes irá dizer? Mt 25:44-45.

NOTA: “Aqui, Jesus identifica-Se com o Seu povo sofredor. Era Eu que tinha sede e fome. Era Eu que era estrangeiro. Era Eu que estava nu. Era Eu que estava doente. Era Eu que estava na prisão. Estando vós a gozar da comida magnanimamente colocada sobre a mesa, Eu passava fome num casebre ou na rua não muito longe de vós. Quando Me fechastes a porta na cara, enquanto que os vossos quartos bem mobilados se encontravam desocupados, Eu não tinha onde deitar a Minha cabeça. O vosso guarda-fatos estava repleto com um abundante suprimento de roupas, com as quais despendestes desnecessariamente o vosso dinheiro e as quais poderíeis ter dado aos necessitados e Eu encontrava-Me destituído de roupas. Enquanto gozáveis de boa saúde, Eu estava doente. A má sorte colocou-Me na cadeia, prendendo-Me com grilhões, subjugando o Meu espírito, privando-Me da liberdade e da esperança, enquanto que vós deambuláveis livres. Que unidade expressa Jesus aqui entre Ele e os Seus discípulos que sofrem! Ele faz dos seus casos, o Seu próprio caso. Identifica-Se com a pessoa sofredora, como Se fosse Ele mesmo quem sofresse. Notai, cristãos egoístas: qualquer negligência para com os pobres sofredores e os órfãos é uma negligência para com o próprio Jesus nessas pessoas.” Walfare Ministry, pág. 40.

13 – Que destino espera cada grupo? Mt 25:46.

NOTA: “A terrível punição com que o Rei ameaçou os de Sua esquerda, neste caso, não é por causa de seus grandes crimes. Não são condenados pelas coisas que fizeram, mas pelas que não fizeram. Não fizeram as coisas que o Céu lhes destinara a fazer. Agradaram a si mesmos, e podem receber sua parte com os que só cuidam de si.” Serviço Cristão, pág. 216.

“Quando os casos de todas as pessoas estiverem perante Deus, não se perguntará: ‘O que professaram elas?’. Perguntar-se-á, sim: ‘O que fizeram elas?’ Cumpriram elas a Palavra? Viveram para si mesmas ou exercitaram-se em obras de benevolência, em actos de amabilidade e amor, preferindo os outros a si mesmas e negando-se a si mesmas a fim de que pudessem abençoar a outros? Se os registos mostrarem que foi isso que aconteceu nas suas vidas – que o seu carácter foi marcado pela delicadeza, negação própria e benevolência – receberão a abençoada segurança e bênção de Cristo: ‘Bem fizestes’. ‘Vinde, benditos de Meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.’” Testimonies, vol. 3, pág. 525.

 

Voltar para o ÍNDICE

HOME